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Arquitetos: PLY+
- Área: 304 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Adam Smith, Jeffrey Kilmer
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Fabricantes: Hunter Douglas, Eastern Architectural Products, Endicott, FritsJurgens, Goldray Glass, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abrigar e promover uma comunidade espiritual sempre esteve no centro da missão do hospital St Mary Mercy. O primeiro edifício do atual campus foi criado em 1959 por um grupo de irmãs Felicianas para atender uma comunidade com necessidade urgente de cuidados de saúde, em um contexto no qual a indústria automobilística crescia exponencialmente. Desde então, a população da região continua crescendo e se tornando mais diversificada demograficamente e espiritualmente. Refletindo isso, o escopo programático deste projeto inclui uma Capela Católica Romana, uma sala de reflexão e uma sala de oração muçulmana.
A localização deste anexo foi determinada durante a fase conceitual inicial do projeto e foi selecionada devido ao seu destaque visual desde o acesso até a entrada norte do hospital e também devido a possibilidade de "emprestar" visualmente a cruz existente na fachada do hospital. Nossa abordagem formal ao projeto explora o potencial do tijolo para obter suavidade e definição para alcançar a unidade em uma variedade de usos e dar uma expressão geral de um centro espiritual.
Para conseguir isso, a forma da capela começa baixa onde encontra o hospital existente e sobe para fornecer um espaço mais generoso verticalmente na capela e também para transmitir a importância dessa adição. As aberturas da capela combinam orientações com oportunidades programáticas, incluindo uma janela alta do leste para fornecer luz da manhã para a missa diária das 6h, uma abertura sul que abriga uma instalação especial de vidro dicróico que rebate cores espectrais no espaço e uma fileira ocidental de janelas que estabeleçam um relacionamento com um futuro jardim de cura.
A janela dicróica foi projetada para maximizar a faixa de cores possível a partir de duas "cores" de vidro em camadas, estudando sua localização relacionada aos ângulos do sol. Os três elementos litúrgicos principais (tabernáculo, altar e ambo) complementam as geometrias do canto cônico do tijolo e são esculpidos através de peças sólidas de calcário dolomítico através do uso de escultura robótica de fabricação digital, feita pela Quarra Stone Company.
A geometria do canto cônico da capela celebra a posição do tabernáculo, o elemento litúrgico mais importante dentro da capela. Na parte interna, o desenvolvimento da geometria do teto fortalece uma conexão visual com o tabernáculo, em contraste com o eixo processional do espaço que se alinha com o altar esculpido em pedra sólida. No exterior, esse canto importante é acentuado pela padronização do trabalho de tijolos.
O percurso do tijolo envolve a alvenaria rotativa no sentido horário, de um padrão de colagem em execução para um padrão rotativo e de volta novamente para a colagem, depois de virar a esquina. O curso a seguir segue a mesma lógica com uma rotação no sentido anti-horário, estabelecendo um padrão de "tecido" na esquina. A Ironspot foi selecionada pela cor do tijolo para distinguir a capela do contexto hospitalar existente e aproveitar as qualidades reflexivas do material que parecem dinâmicas à medida que a luz reflete na fachada curva e rotativa.